segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Rupturas

Não é fácil dar um passo adiante. Lá, quando tudo era infância, quando ao redor sobravam chupetas, quando as fraldas de pano roçavam entre as coxas, o caminhar era ajudado por um andador. Passos lentos, cambaleantes. Passos de menino em recente descoberta dos limites com olhos vidrados à frente e mãos agarradas a tudo.

Não é fácil seguir adiante quando a bicicleta passa a ter, de repente, apenas duas rodas. Sem a ajuda das rodinhas auxiliares, com o guidon meio frouxo, equilíbrio distante para quem visa quilometragens de aventuras infância afora. Mas basta um pouco de prática, joelhos ralados, queixo batido no asfalto, se aprende a girar os pedais em liberdade absoluta de movimentos.

Não é fácil deixar o Ensino Fundamental. Os colegas que cresceram juntos, as piadas bobas entre aulas de Ciências, Estudos Sociais, História e Artes. Ficam as marcas da tinta guache (e seu cheiro característico), as assinaturas em uniformes da infância, as corridas de pique-pega pelo pátio da escola. Laços construídos desde os primeiros anos de vida; a primeira namoradinha psicológica, as primeiras paixões platônicas, as brigas, cachorro-quente na cara, medalhas de honra por notas máximas no boletim. Isso também fica para trás.

Não é fácil crescer. Não no sentido dos centímetros ganhos com a juventude, não no sentido dos cabelos brancos que surgem com o passar dos anos. Há dificuldade em reconhecer o mundo - e querer que o mundo lhe reconheça. Há medos, lágrimas, angústias. O mundo, do dia pra noite, troca a tinta guache e a aquarela da pré-escola pelas contas de cartão de crédito, pelos dedos em riste exigindo respostas (nem sempre na ponta da língua).

Não é fácil tomar decisões. Ser um caranguejo que, por natureza, se apega ao que passou, mas que luta contra a própria natureza para seguir adiante, evitando os buracos escavados na areia por outros nem sempre tão bem intencionados. Não é fácil separar o coração da razão, o fato do boato, a oportunidade do novo e o confortável conhecido. Não é fácil dizer adeus.

4 comentários:

  1. Lindo... Amei muito!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Estava com saudades de você por ak.

    ResponderExcluir
  3. Olá... muito massa seu post... o importante é que toda ruptura significa um novo começo... e é assim, olhando o lado positivo é que devemos encarar a situação.... realmente não é facíl dizer adeus... mais somene assim é que permitiremos o novo de nascer.

    ps. ah, gostei da sua matéria sobre o cartel dos postos de combustiveis em VV.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde meu amigo...
    muito bom...
    só que esta escrevendo pouco... sem tempo para os textos?
    Sds.

    ResponderExcluir