quinta-feira, 12 de maio de 2011

O mundo está ficando chato

O mundo está girando numa direção que, não tarda, vai transformar a realidade numa coisa enfadonha. É um tal de "não pode isso, não pode aquilo", um excesso de bom-mocismo e frases comedidas que, sei não, não há de dar em boa coisa! Estamos perdendo a noção do que pode se só prazer, e rezando na cartilha das convenções amarradas por gente que, há muito, não deve saber o que é dar uma boa gargalhada.

Para começar, só é intelectual quem gosta de João Gilberto e quem já leu, pelo menos uma vez na vida, algo de Foucault. Alguém aí sabe me dizer qual foi o último sucesso de João Gilberto, a não ser aquela língua imensa que ele mostrou à plateia em algum show mundo afora? Sobre Foucaut, nada sei. Mas quando morreu Moacyr Sciliar e eu admiti não saber de quem se tratava, quase virei uma Madalena arrependida, apedrejado. Continuo não sabendo - sou da época em que se lia Machado de Assis, Cecília Meirelles, Pedro Bandeira, entre outros.

Outra coisa chata: os super-heróis das redes sociais. Morreu Bin Laden: "Coitado, não teve julgamento justo". STF aprovou a união homoafetiva? "É o fim da família brasileira". Às vezes me parece que, no Twitter ou no Facebook, as pessoas querem se travestir de guardiãs da moralidade. Quem apresenta o contraditório é punido com unfollows e retweets precedidos de alguma palavra opressora. E cadê a liberdade de expressão? Só presta quem está todos os dias bem, quem só fala palavras bonitas, quem nunca se admite cansado ou, simplesmente, de saco cheio de um dia ruim.

Para engrossar a lista, o que acham do "suposto"? Está lá, invariavelmente, em todos os veículos de comunicação. "Dona Fulana foi pega com 15g de cocaína" - suposta usuária. "Doutor Sicrano apalpou onde não devia uma garota de 10 anos" - suposto crime de pedofilia. "Magistrado Beltrano favorecia amigos em concursos" - suposto esquema de corrupção. Essa palavrinha enjoada - e enjoativa - veio socorrer àqueles que têm medo de dizer o que precisa ser dito. Salvo raras excessões, em que de fato precisa ser usada, virou salvaguarda para tudo aquilo que está por debaixo dos panos, e que, em off, é dito de modo rasgato, sem papas na língua.

E os xiitas que estão à solta, por aí? Lá para os lados do cerrado brasileiro, tem uma turma que anda de preto, viola debaixo do braço. Todos contra alguma "filia". Não vou entrar no mérito da questão, não vem ao caso, mas fazer marketing sobre a desgraça alheia também é condenável. Eu, por exemplo, sou tão contra as "filias" quanto condeno o uso indiscriminado de Kolene e Yamasterol nos cachinhos do líder da seita. Eca! Pena haver gente que só vê boa intenção em tudo, inclusive nessa causa "nobre, em defesa dos valores da família", usada com o simples intuito de capitanear almas (e votos!). Acho que o capeta deve estar pedindo um puxadinho pro inferno, porque, pelas minhas contas, a densidade demográfica de lá está de fazer inveja à China!

Por fim, e o tal do bullying? Vedete do momento, o termo importado do inglês que significa "amedrontar" está em todos os cantos. Do maníaco da moto ao monstro de Realengo, todos foram vítimas de bullying quando crianças. Ter sido amedrontado, ameaçado, reprimido na juventude virou a desculpa perfeita para cometer atrocidades e falar as asneiras que quiser. Afinal, "pobrezinho, é preciso observar que conviveu com bullying e que, por isso, se transformou no que é!". Essa palavra cachorrenta (é o termo que me ocorre, desculpem-me) virou ponto final para todas as discussões e, sem excessões, justifica tudo. Estou pasmo de, até agora, ninguém ter dito que Osama Bin Laden também era reprimido quando pequeno.

Ufa, um desabafo. Corro o risco de ser rechaçado, criticado, mas pelo menos estou tentando fugir desse caminho (sem volta) dos corações de açúcar e das boas almas que prezam pela moral e bons costumes. Após o bip, deixem seus recados... mas se forem ofensas, vou às redes sociais dizer que sou vítima de suposto bullying! E estarei perdoado.

2 comentários:

  1. ADOREEEEEEEEEEEI!!!!!! ADOREEEEEEEEEEEEEEEEI!
    ADOREI MIL VEEEEEEEEEEZES!!!!!!!!!!

    Tb ando ODIANDO essa melação descontrolada, essa hipocrisia nojenta e essa máscara ORDINÁRIA que anda disfarçando um monte de gente "normal" por aí!

    APOIADO, MEU PRIMO! A.P.O.I.A.D.O!!!!!!!!
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. A.D.O.R.E.I!!!! Perfeito!!!! Disso tudo o que vc falou, o que mais me irrita ultimamente são os defensores do julgamento justo de Bin Laden!! Ah, me poupe!!! Teve uma no facebook que até compará-lo a Jesus Cristo, fez!!! E o bulling?? Agora toda a humanidade vai ter motivo pra fazer alguma atrocidade por causa dele!!! Humpf!!

    ResponderExcluir