terça-feira, 10 de maio de 2011

Paz demais? Que saco...

Cá entre nós: tem coisa mais chata que sair da cama, num dia qualquer, já dando o dia que começa como causa perdida? Aqueles dias de nuvens cinzas, de vontade de dormir "mais cinco minutinhos", de ter preguiça até de desejar bom dia à mãe ou ao pai. Sinceramente, não conheço ninguém que nunca tenha se queixado dessa experiência.

É fato: existem dias em que o universo conspira contra nós! A roupa preferida aparece manchada, o sapato pega no cantinho do dedão, o ônibus atrasa ou, pior, resolve cair "aquela" chuva justo na hora em que você está saindo do trabalho. Até o mais cristão dos mortais, nessas horas, há de dar uma reclamada diretamente com Deus. Não tem como ser diferente!

Mas, pensemos no lado oposto. E se todos os dias fossem esplêndidos, magníficos, suaves? Mamãe era uma que costumava dizer: "- Quando eu morrer, não quero ir para o céu. Imagine que saco aqueles anjinhos o dia inteiro de túnica, tocando harpa!". Acho que ela tinha razão (só não sei se Deus atendeu ao pedido dela!). Seria de uma monotonia infernal - com perdão da palavra - se todos os dias fossem tranquilos, se todas as roupas caíssem perfeitas no corpo, se o bom humor reinasse na humanidade. Já pensaram a cãibra que deve dar na boca, ficar o tempo todo sorrindo e distribuindo simpatia?! Que vidinha insossa.

Academia, então? Se todos os exercícios fossem fáceis, que graça teria? Dá pra imaginar o efeito devastador dos chocolates, se junto ao sabor inigualável não estivessem atreladas, também, altas doses de gorduras, açúcares e outros elementos prejudiciais? Tudo tem que ter um "porém". Do contrário, o excesso de bem-estar nos levaria ao comodismo eterno. É preciso uma dose de reclamação, um momento de fúria, um dia de introspecção. Isso funciona como contrapeso e acaba favorecendo os dias bons, porque passamos a valorizá-los mais!

Então, caros leitores, vamos tentar olhar com bons olhos para as nuvens cinzas, para os sapatos apertados, para as roupas manchadas. Vamos suportar os vizinhos barulhentos, os canos entupidos, os celulares tocando funk no lotação. Deu vontade de xingar? Não guarde!

Melhor ter problemas e encarar todos os desafios diários como obstáculos para o que está por vir. E se lá adiante, quando chegar "a morte, angústia de quem vive", nos depararmos com anjinhos de túnicas - cândidos e celestiais -, tocando harpa numa eterna paz, entre pássaros serelepes sobre nuvens calmas com cheiro de jasmim, teremos ao menos os dias difíceis para nos trazer alguma emoção. Porque, vamos combinar, calmaria demais... dá sono!

4 comentários:

  1. Seus textos são os melhores! Sem dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Pura realidade... e é o que penso: as dificuldades nos trazem adrenalina, e é essa que da novo vigor ä vida! Os aborrecimentos e tristezas diárias nos fazem ver a vida de outra forma! Tudo é váliido!

    Se td viesse de mão beijada, que graça teria? Se tivéssemos td, ohh...que chatice!
    O interessante da vida é a BUSCA pelas coisas, saber conquistá-las, ah, isso sim que eh o tchan! haha

    Abraçooooo... ;)

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de uma frase de Mercedes para o psicanalista, em Divã: "e se eu lhe disser que estou com medo de ser feliz pra sempre?"

    ResponderExcluir
  4. Não me canso de ler seus textos. Adoooro!

    ResponderExcluir