segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sorrimos, meu bem...

Ter amigos é tudo de bom! Já falei aqui sobre isso, mas é um tema que merece - e deve - ser revisitado com frequência. No último fim de semana, tive uma prova mais que real de quanto gosto da presença dos meus amigos. Fui a Colatina, na Festa do Cafona, e acabei reencontrando, por lá, boa parte da minha turma do Ensino Médio. É engraçado como, ao vê-los, me sinto confortável, "em casa".

Da turma do CEFET-ES (hoje IFES), estavam lá: Loreny, Renata, Tiely, Walace, Wanderson, Rodrigo. Encontrei, também, o Guilherme, o Renan e a Joyce, que estudaram comigo em 2004, quando repeti o 3º ano (nunca fui bom em Química, muito menos em Matemática). Alguns deles, não via desde a formatura. Daí a grande surpresa em observar que, mesmo com a distância e com a maturidade que veio, ainda nos entendemos, conseguimos rir juntos e falamos de igual para igual, tendo preservada aquela adolescência que vivemos!

Ah, os tempos do Ensino Médio... do uniforme com gola de linha, da "Marcha Eteviana" cantada sob sol forte, dos Juneds e gincanas. Tempos de linha-dura, quando não podíamos usar bonés coloridos, meias com detalhes ou camisa de educação física fora do horário apropriado. Dizia a gerente de ensino: "- Os rapazes querem exibir os músculos!". Ai ai ai... hoje isso nos rende risadas!

Naquela época (entre 2001 e 2003) a internet ainda caminhava a passos lentos. Esperávamos até à meia-noite para fazer uma conexão discada de pulso único. Havia aulas de atletismo (nunca acertei o tal arremesso de peso) e desenho técnico. Muitas dessas aulas nos serviam, apenas, para inventar paródias, ir para o conteiros de obras estudar para o que realmente interessava e rir, uns dos outros. Esse último era o mais frequente!

Rir foi o que fizemos nesse fim de semana. Primeiro, das nossas roupas cafonas. Dignas de Oscar de figurino, eu diria. Só quem é de Colatina entende - e sente - o quando esta festa mexe com a população. E, confesso, este ano eu não estava nada animado para prestigiá-la. O show principal, da Banda Blitz, nem vimos. Ficamos de papo, contando as novidades, apontando as outras pessoas ridículas (e também as interessantes), relembrando velhos tempos... enfim, pondo a amizade em dia!

A Festa do Cafona 2011 ficará na lembrança. Primeiro, por ter sido minha oitava participação no maior evento de Colatina. Depois, por não ter estressado com figurino, por ter decidido ir na última hora e, talvez pela falta de expectativa, ter me divertido MUITO. E, mais do que tudo isso, por ter tido ao meu lado companheiros "de antigamente", de memoráveis anos passados. Amigos que, ao contrário das roupas usadas, não têm cheiro de naftalina e, muito menos, saem de moda! "Sorria, meu bem!"

Um comentário:

  1. Nem fui no baile..mas vezes q fui encontrei essas pessoinhas ai la..adorO! haha

    Ahh Cefet, tempo de tanto estudo, tanta dedicação,'dores de cabeça',estresse,choros... kkk..mas digo que valeu a pena cada momento lá!
    As o ensinamento, as pessoas..ahh..como tenho saudades desses amigos e colegas que lá fiz!

    Saudades dos momentos e das pessoas....estarão eternamente no meu coração!

    beijO

    ResponderExcluir