quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nós, os capixabas

De nascimento, sou paraense. Poucos sabem, mas nasci em Belém, nos idos de 1985. Para complicar minha vida, minha certidão de nascimento é de São Luís (MA), o que sempre me deixa em dúvida sobre qual é minha naturalidade quando vou responder a algum questionário. Contudo, como desde os dois anos moro no Espírito Santo, não ouso dizer outra coisa senão capixaba. E mais: de Colatina!

E, cá para nós, ser capixaba tem lá suas peculiaridades. Não, não vou aqui reproduzir aqueles clichês chatíssimos - "capixaba não fala uai; fala iá / capixaba não estoura; 'poca' / capixaba não desce do ônibus; 'salta'". Bla bla bla, acho isso tudo uma chatice sem tamanho. Ser capixaba, de nascimento ou de coração, é mais que isso.

E esse "mais que isso" renderia muitas de observações. Mas nada me surpreende mais do que saber que, seja em que canto do mundo for, você sempre encontrará alguém que tenha um pézinho no Espírito Santo. Teve tsunami no Japão? Tem capixaba lá. Olimpíadas na China? Capixaba indo aos estádios. Terremoto no Chile? Ah, pode esperar, logo logo tem alguém chegando emocionado ao Aeroporto Eurico Salles. E gente muito querida minha certamente há de acrescentar: "e de Cachoeiro de Itapemirim", que, digamos, é uma categoria à parte dos nascidos na terra da moqueca e do peroá frito.

É empírico: tem capixaba em todo rincão desta Terra. Ô povo pra gostar de se espalhar, né? A última façanha, descoberta pelo super Fábio Botacin, é de que no chamado "evento do século" - nada mais, nada menos que o casamento do príncipe Willian -, um dos seguranças é... bingo! CA-PI-XA-BA. Meu Deus, onde isso vai parar?!

Segundo apuração do portal e-Band, Márcio Pampolini, de 36 anos, é responsável por abrir e zelar, dia após dia, da Abadia de Westminster, palco do enlace real britânico. O capixaba foi morar em Londres em 1998, passou uma temporada nos Emirados Árabes e hoje tem cidadania britânica. "Fachettoides" apurou (salve, Google!) que ele nasceu em Montanha, no norte do Estado, e está namorando.

Se engana quem acha que Pampolini será mero coadjuvante na cerimônia da realeza. Olhem só o que ele relatou ao e-Band: "
Trabalharei junto com os oficiais, numa procura intensa de objetos estranhos, armas de fogo e até explosivos. Depois do sinal verde, outras pessoas autorizadas poderão entrar com segurança". Além disso, Márcio vai cuidar de uma das rotas de fuga da igreja e da entrada das pessoas diretamente responsáveis pelo casamento do herdeiro do trono.

Ou seja, se algo der errado, a culpa pode ser de um capixaba!

3 comentários:

  1. Eu diria que os capixabas, especialmente os colatinenses, é que adoram se espalhar pelo mundo afora!!!! Onde vc for, pode saber que tem um colatinense lá! Rs...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo artigo escrito por voce;gostei da forma que voce o escreveu.
    Ja passei muito por sua cidade,mas de onibus, nunca a visitei...quando vou pro interior passo por ai ou por Sao Mateus.
    Hoje esta um agito so aqui... ja estou em casa me descansando, retorno a vida normal ainda esta semana.
    Estou feliz e espero que um dia voces nos visitem aqui!!
    Sera um previlegio para mim!!
    Boa semana pra voce!!
    Marcio Pampolini-London UK

    ResponderExcluir
  3. Tudo deu certo! Graças, TAMBÉM, a um capixaba! ;-)

    ResponderExcluir